Praia do Barril, Uma das Melhores Praias de Portugal

A Praia do Barril localiza-se na Ilha de Tavira, no estuário da Ria Formosa. Praia vigiada, galardoada, com o prémio Bandeira Azul desde 1987, ano em que foi implementada no continente europeu, e também com Bandeira de Ouro e é considerada uma das melhores praias portuguesas.
 
André Ribeirinho
A Praia do Barril é uma praia deslumbrante que se situa sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca, próxima à aldeia de Pedras D’El Rei. No acesso à praia é possível realizar um percurso pedonal sinalizado com seis estações de observação, permitindo contemplar a riqueza ambiental da Ria Formosa. Pelo caminho, que é muito agradável, vale a pena observar a diversa fauna dos bancos de vaza, especialmente as bocas cava-terra (caranguejo típico destas zonas) que correm a esconder-se nos buracos de lodo à passagem dos veraneantes, e, mais perto da praia, a vegetação dos extensos campos dunares de onde se liberta um cheiro muito característico a caril, oriundo duma pequena planta chamada perpétua-das-areiasO longo areal com cerca de 2,7 Km, insere-se num sistema dunar protegido por passadiços de madeira.
 
André Ribeirinho
A Praia do Barril foi em tempos uma comunidade de pesca de atum e as suas casas pesqueiras foram convertidas em restaurantes, cafés e lojas. As âncoras da antiga frota de pesca de atum foram colocadas nos bancos de areia da praia e estas âncoras enferrujadas são conhecidas como o Cemitério das Âncoras. Como um memorial dramático do declínio da frota pesqueira de atum, as âncoras dos barcos de pesca foram alinhadas ao longo das dunas de areia no limite da praia. Estas âncoras foram utilizadas para manter as redes de pesca em posição e formavam labirintos subaquáticos gigantescos, que afunilavam os atuns para as redes de captura. 
Ligando a Praia do Barril ao continente existe uma pequena ferrovia, que antigamente era utilizada pela frota pesqueira para transportar mercadoria entre a comunidade e a estrada principal. Esta ferrovia foi agora convertida numa atração turística popular, que transporta os visitantes para a praia. 
 
André Ribeirinho
André Ribeirinho
 
Esta praia possui equipamentos de apoio aos utentes (restaurantes, bares, wc), bem como vigilância durante a época balnear. Podem ser alugados guarda-sóis e espreguiçadeiras. O acesso é feito através de uma ponte pedonal sobre o Canal de Tavira ou no Comboio da Praia do Barril, junto à urbanização Pedras d’el Rei.
André Ribeirinho
André Ribeirinho
Fontes: TaviraCMTavira