Praia de Odeceixe, uma das 7 Praias Maravilha de Portugal

https://www.flickr.com/photos/claudiof/
 
Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Tem por isso banhos de mar e de rio. 
 
https://www.flickr.com/photos/bjaglin/
 
A ribeira, que integra a maior bacia hidrográfica deste concelho, condiciona a dinâmica daquela praia, não só pela quantidade de sedimentos que a “alimenta”, como também pela energia das cheias, que em períodos muito chuvosos pode condicionar a forma e a dimensão desta praia.
 
https://www.flickr.com/photos/lizoleeta/
 
A Praia de Odeceixe apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas. Estas constituem habitat privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho. É de facto neste Parque Natural, o único local do mundo onde é possível observar-se as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos.
 
https://www.flickr.com/photos/90136937@N04/
 
Galardões:
Bandeira Azul (Odeceixe-Mar)

Localização:
Para quem vem do Norte pela EN120 (Odemira-Aljezur), logo à saída da ponte sobre a ribeira de Seixe e já do lado algarvio, volte à direita, entrando na Variante de Odeceixe. Siga por essa estrada municipal que ao longo de 3 km leva-o directamente até à Praia de Odeceixe. Coordenadas: 37°26’28.69″N 8°47’53.62″W
 
https://www.flickr.com/photos/bjaglin/
 
Acesso:
Fácil (rampa e escadas)
 
Infraestruturas e serviços de apoio:
Instalações sanitárias; parque de estacionamento; bares; telefone; Posto de Informação Turística; recolha de resíduos; recolha selectiva; comboio turístico entre a vila e a Praia de Odeceixe.
 
https://www.flickr.com/photos/mwf2005/
Praia vigiada:
Sim (durante a época balnear)
 
https://www.flickr.com/photos/mwf2005/

Fonte: CMAljezur