Praia de Galapinhos, A Praia Mais Bonita da Europa

A praia de Galapinhos é uma praia tranquila, apresenta um mar sereno e de águas claras, favorecendo a observação de espécies marinhas. É ideal para o mergulho, para a caça submarina e para apreciadores de praias de pequenos e calmos recantos, abrigados por entre as rochas. Tem vigilância, sendo que o acesso é efetuado por trilhos térreos com inclinação considerável. Difícil estacionamento automóvel.
A Praia de Galapinhos foi eleita a mais bonita da Europa, numa votação mundial em que participantes de mais de 130 países escolheram as melhores paisagens de entre 280 zonas balneares do continente europeu.
O galardão é atribuído pela European Consumers Choice, organização independente e sem fins lucrativos, que, através do portal European Best Destinations, focado especificamente no setor do turismo, premeia os melhores destinos turísticos da Europa em diversas categorias.
Estes prémios resultam de votações abertas online e contam com as parcerias de entidades nacionais de turismo, bem como da rede EDEN, plataforma da Comissão Europeia de promoção de locais turísticos de excelência.
O European Best Destinations destaca que a Praia de Galapinhos foi eleita a mais bonita de toda a Europa em 2017 por representar “a praia perfeita numa paisagem natural intacta”.
A seguir a Galapinhos, as duas restantes posições do pódio são ocupadas por duas praias gregas, Canal d’Amour, em Sidari, e Porto Timoni, em Corfu.
Na lista das dez mais votadas para “European Best Beach 2017” constam ainda, por ordem decrescente, Santa Giulia, na Córsega, França, Moscenicka Draga, na Croácia, Pregonda, em Menorca, Espanha, Monterosso al Mare, em Cinque Terre, Itália, Cala Agulla, em Maiorca, e Mitjanet, em Menorca, Espanha, e Palombaggia, em Porto-Vecchio, Córsega, França.
Características:
Comprimento e largura (média): 550m x 60m
Tipo de Praia: marítima
Areia: branca e fina
Ondulação: tranquila
Bandeira Azul: não
Temperatura das águas no Verão: 18º/19º
Temperatura das águas no Inverno: 17º
Grau de ocupação: elevado ao fim-de-semana
Segurança
Praia vigiada: sim
Nadadores salvadores: sim
Embarcação de patrulha: não
Postos de vigia: sim
Restaurante: sim
Quiosques: não
WC: sim (no apoio de praia)
Duches: não
Passarelas no areal: não
Sacos para lixo: sim
Lava-pés: não
Toldos: sim
Aluguer de guarda-sóis: sim
Aluguer de cadeiras: sim
Equipamentos para deficientes: não
Equipamentos desportivos (rede de voleibol, balizas): não
Equipamentos náuticos: sim (aluguer de gaivotas)
 
Acessos:
 
Distâncias: a cerca de 10 quilómetros do centro da cidade
Transportes públicos: não
Viaturas particulares: trânsito condicionado. Acesso só no sentido poente/nascente
Estacionamento: difícil na berma da estrada
Coordenadas GPS: 38º 29’ 4’’ N | 8º 57´ 50´´ W
 
 
Fontes originais: VisitsetubalCmSetubal