Cascata do Arado

Foto: gyduxa

A Cascata do Arado é uma cascata fluvial localizada no Rio Arado, perto da aldeia portuguesa da Ermida. Localizada na freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga. Faz parte do fantástico Parque Natural Peneda-Gerês e é uma das 3 cascatas mais visitadas.

Esta cascata caracteriza-se por se localizar num curso de água de alta montanha, no rio Arado em que o desnível do terreno é vencido por uma sucessão de cascatas que terminam num lago de águas cristalinas nas proximidades da aldeia da Ermida, localizada a leste das Termas do Gerês.

Foto: gyduxa

O caminho para a cascata do Arado faz-se a partir da aldeia da Ermida, por uma estrada florestal rodeada de vegetação abundante até ao cruzamento com o entroncamento que vai para o sítio de Pedra Bela. A partir deste local falta cerca de 1,5 km até à ponte sobre o rio Arado.

Para muitos é a cascata mais bonita da zona, talvez a que melhores fotos proporciona, mas também a de mais difícil acesso. Apesar disso, toda a aventura vale a pena pois no final deparamo-nos com um cenário lindo. Nos dias mais quentes a lagoa proporciona uns belos mergulhos. Experimente estender uma toalha e esquecer o mundo lá fora.

Foto: Edgar Jiménez