Bandeira Azul para 5 Praias no Concelho de Sines

Este ano vai haver bandeira azul para 5 praias no concelho de Sines, venha descobrir quais são as felizes contempladas!

1. Praia Vasco da Gama

Foto: Fotos Avulso

Integrada no tecido urbano da cidade de Sines, a Praia Vasco da Gama faz parte do rosto de Sines e do coração dos sinienses. Adjacente ao Porto de Pesca, é uma praia urbana charmosa que merece ser visitada, tanto no verão como no inverno. A sua marginal é muito usada para passeios e prática de jogging. Sob a jurisdição da Administração do Porto de Sines, a linha de praia tem uma extensão de 360m. A proteção de dois molhes torna-a muito calma. Tem duches, lava-pés e instalações sanitárias (incluindo para pessoas com incapacidade motora).

2. Praia de São Torpes

Foto: JoãoCavaco

A praia mais concorrida do concelho tem a si ligada a lenda de São Torpes, cujo corpo martirizado terá vindo parar às suas areias no primeiro século da Era Cristã. A jangada de São Torpes é um tesouro etnográfico do Alentejo. Possui boas condições para a prática de surf. Tem um acesso viário pavimentado em estrada municipal e estacionamento para 696 lugares. É uma praia extensa, com 2000m de linha.

3. Praia da Vieirinha – Vale de Figueiros

Praia associada a dunas, com acesso em caminho municipal e estacionamento pavimentado para 226 lugares. Tem boas condições para o surf e oferta de restaurantes.

4. Praia Grande de Porto Covo

Foto: Município de Sines

A principal praia urbana da aldeia de Porto Covo. Tem uma extensão de frente de praia de cerca de 200m. Boas condições para o surf e bons estacionamentos. Proximidade de muitas outras pequenas praias a sul e a norte.

5. Praia da Ilha do Pessegueiro

Foto: Município de Sines

Praia com extenso areal em frente à ilha do Pessegueiro. Na Ilha, há a descoberto vestígios de uma fábrica de salga de peixe romana (será de peixe, “piscis”, que deriva o nome da ilha, e não da árvore de fruto). No século XVIII, houve planos para usar a Ilha para um grande porto de mar (ainda são visíveis os blocos que atestam o início da sua construção). Tem acesso viário pavimentado em caminho municipal e estacionamento para 131 lugares. Na arriba junto à praia localiza-se o Forte do Pessegueiro.

 

Texto adaptado de: Município de Sines