A Capela do Senhor da Pedra

A capela do senhor da pedra localiza-se na Praia de Miramar, freguesia de Gulpilhares, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, em Portugal.

Foto de José Moutinho @ Flickr

Construída em 1686 sobre um rochedo na praia de Miramar, esta capela de formato hexagonal tem sido tema de muitas lendas ao longo dos anos. Aqui o religioso mistura-se com o profano.

O povo fala em surdina de “bruxaria” junto à capela, talvez por esta ter sido um altar pagão antes de se ter convertido num espaço de devoção católico.

Pensa-se que a capela tenha sido construída na sequência de um milagre. Um grupo de pescadores num dia de mar bravo não conseguia regressar à costa e foram salvos pelo “boi bento”. (boi que afagava o menino Jesus na manjedoura). Há quem refira a pegada do boi bento nas rochas junto à capela.

Foto de Rafael Marques @ Flickr

Depois de percorrermos o extenso areal, a capela recebe-nos com a sua escadaria de pedra. Na entrada podemos ver dois painéis de azulejos. No painel do lado direito podemos ler: “A origem do grupo populacional de Gulpilhares remonta a maior antiguidade como bem se demonstra com o notável espólio arqueológico que nesta região tem sido achado”. O painel do lado esquerdo diz:  ” O local onde se levanta esta capela do senhor da pedra é certamente o mais antigo lugar de culto da freguesia antes de nele se celebrar a Cristo seria altar pagão”.

Foto de Luísa Batalha

Os mais idosos acreditam que a imagem de Cristo terá aparecido em cima do rochedo vinda do mar, e por esse motivo a capela foi ali construída e recebeu o nome de Senhor da Pedra.

Lenda do Senhor da Pedra

Reza a lenda que, há séculos, os habitantes da freguesia se empenharam em construir uma capela num largo chamado do arraial. Ora quando as paredes começaram a erguer-se, nas pedras da beira-mar surgiu uma luzinha apelativa da atenção de todos. E os de Gulpilhares entenderam a mensagem. Era aquele o lugar onde deveria ser erguida a capela, que tomou o nome de Senhor da Pedra.

O visitante do lugar, se contornar a capelinha, encontrará atrás uma marca na pedra. Marca essa em forma de tosca ferradura. Se perguntar a alguém da terra o que vem a ser aquilo, receberá como resposta:
– É a pegada de um boi bento que por ali passou…

Nota

Anualmente é realizada a romaria ao Senhor da Pedra. Esta festa remonta de uma tradição muito antiga e é realizada no domingo da Santíssima Trindade. Prolonga-se até à terça-feira seguinte.

Adaptado de viajardemochilaascostas.blogspot.pt