Miradouro do Cabo Girão, uma Vista de Cortar a Respiração

O Cabo Girão situa-se em câmara dos Lobos, Madeira e é o cabo mais alto da Europa, com 580 m de altura, sendo famoso pela sua plataforma suspensa em vidro.

Cabo Girão

O miradouro do Cabo Girão, situado no promontório mais alto da Europa, a 580 m de altitude, oferece uma vertiginosa vista sobre as fajãs do Rancho e do Cabo Girão – pequenas áreas de terra cultivadas no sopé da falésia, bem como magníficas panorâmicas sobre o oceano e os municípios de Câmara de Lobos e do Funchal.

O miradouro foi alvo de obras de requalificação, tendo sido construído uma plataforma suspensa em vidro, denominada de skywalk. É um local privilegiado para a prática do parapente e base-jumping. Recentemente, o para-quedista português Mário Pardo fez daqui um espetacular salto de mota.

Cabo Girão – Foto de Maciej Szczepańczyk

Nas redondezas encontra-se a Capela de Nossa Senhora de Fátima. Esta foi construída em 1931 e é um dos principais locais de peregrinação da ilha.

Capela de Nossa Senhora de Fátima

Capela da invocação de Nossa Senhora de Fátima, situada nas imediações do Cabo Girão, no Pico do Galo, freguesia de Câmara de Lobos e conhecida por Cruz de Fátima. A primitiva capela em honra de Nossa Senhora de Fátima foi mandada construir em 1931, pelo padre Agostinho Abreu Vieira, natural de Câmara de Lobos e, na altura, missionário em Cabo Verde.

Capela Original – Foto de concelhodecamaradelobos.com

Todavia, continuava sem condições para albergar os inúmeros fieis e a necessidade da sua ampliação volta a se impor. Por esse facto é em finais de 1974 iniciada a construção de uma nova capela.

Nova Capela – Foto de concelhodecamaradelobos.com

Adaptado de:  visitmadeira.pt e concelhodecamaradelobos.com