Benagil, uma Praia Escondida no Algarve

Praia de Benagil

A Praia de Benagil é uma praia situada em Benagil, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.  A beleza natural das arribas alcantiladas só é ultrapassada por um mar de um azul límpido, a beijar pequenas praias cheias de acolhedores recantos naturais.

Praia de Benagil – Foto de junaidrao @ Flickr

É conhecida pela possibilidade de nela se poder desfrutar do sol e da água transparente, comer um gelado ou dar umas braçadas, sempre num ambiente familiar. Na maré cheia, a água quase alcança as rochas, apanhando os banhistas desprevenidos.

Em 2014 o areal da praia foi aumentado na sua largura, possibilitando maior espaço e segurança ao seus utilizadores. É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha.

Algar de Benagil

É uma das mais curiosas atrações turísticas do Algarve. A famosa gruta é uma cavidade natural formada pela erosão, com cerca de 20 milhões de anos.

Algar de Benagil

Localiza-se a oeste da pequena vila algarvia que lhe dá o nome. As rochas de grandes dimensões permitem a existência de pequenas praias interiores e a entrada de água por dois lugares diferentes. Há ainda uma zona circular aberta, no cimo da formação rochosa, que permite ver o céu e que é a atração mais fotografada pelos visitantes. O acesso é feito somente por água.

Como chegar ao Algar de Benagil

Chegar a esta gruta não é tão difícil como à primeira vista pode parecer. Há a possibilidade de ir de caiaque, de barco ou a nadar, pois a entrada está apenas a cerca de 60 metros da areia da praia. Também existem passeios turísticos que levam os turistas até ao interior da gruta. Os barcos partem de vários locais na costa, entre o Farol de Alfanzina e a Praia Nova. O passeio costuma durar cerca de uma hora.

Adaptado de: cm-lagoa.pt