Praia da Arrifana

Localizada na pequena povoação piscatória da Arrifana, esta praia insere-se numa zona de elevada importância ecológica e rara beleza natural, desenvolvendo-se num areal com mais de meio quilómetro de extensão. Protegida por altas arribas xistosas, forma uma espécie de pequena baía, sendo por isso a praia menos batida pelo vento e pela forte rebentação das ondas.

Praia da Arrifana – No topo sul desta praia marca presença uma rocha vertical,“Pedra da Agulha”, que se tornou um ícone da costa sudoeste.

Nas arribas que envolvem a praia, encontram-se habitats prioritários, como formações de Cistus palhinhae em charneca marítima, espécie de flora com estatuto de ameaça vulnerável e endemismo ibérico. Estas arribas constituem também zona de nidificação para diversas espécies de avifauna. Uma das espécies mais comuns é a Cegonha-branca (Ciconia ciconia).

A norte da praia, junto à Fortaleza da Arrifana desfruta-se das mais belas panorâmicas da Costa Vicentina. Mais a norte, na Ponta da Atalaia, famosa pelos seus percebes, existem vestígios do maior Ribat muçulmano da Península Ibérica, um convento-fortaleza de grande valor arqueológico.

Arrifana – Foto de helst1@Flickr

É considerada excelente para a prática de desportos náuticos, como o mergulho, o surf ou o bodyboard. A época do surf começa assim que termina a época estival, tornando-se num paraíso para os surfistas.

Na povoação da Arrifana, que se desenvolve ao longo da encosta, existem apoios como restaurantes e cafés, onde é possível degustar a gastronomia local, onde o peixe sempre fresco está presente, assim como os mariscos desta costa, como os tão apreciados percebes.

Informações Importantes

GALARDÕES: Bandeira Azul

COMO CHEGAR: Tal como para a Praia do Monte Clérigo, siga a sinalização que encontra à direita a escassos metros após a saída sul da vila de Aljezur. No final da subida, volte à esquerda para a Praia da Arrifana.

COORDENADAS GPS: 37°17’39.45″N 8°51’58.53″W.

ACESSO: Fácil (um acesso faz-se pela rampa e o outro através de escadas em madeira).

INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS DE APOIO: Instalações sanitárias; parque de estacionamento antes da descida para a praia; bar/restaurante; telefone; recolha de resíduos; recolha selectiva.

PRAIA VIGIADA: Sim (durante a época balnear).

Adaptado de: cm-aljezur.pt