Gruta do Escoural

Gruta do Escoural

A Gruta do Escoural foi descoberta em Abril de 1963 pelos trabalhadores de uma pedreira de mármore que então laborava no local. As investigações desde logo empreendidas pelo Museu Nacional de Arqueologia, para além de revelarem o seu uso como necrópole durante o Neolítico, permitiram descobrir nas suas paredes, vestígios de Pinturas e Gravuras Rupestres datados do Paleolítico Superior, o que representou então uma verdadeira “estreia” nacional.

Com efeito, até às descobertas das “gravuras” do Vale do Côa, a Gruta do Escoural era o único local em Portugal com vestígios artísticos atribuídos àquela época, mantendo ainda hoje o estatuto de única cavidade natural do país com vestígios de “pinturas paleolíticas” e por isso a mais Ocidental da Europa.

Gruta do Escoural – Foto: montemorbase.com

Reforçando o especial interesse arqueológico deste sítio, verdadeiro “santuário pré histórico”, para além da identificação de vestígios de ocupação do Paleolítico Médio, está reconhecido e parcialmente escavado no seu exterior um pequeno povoado Calcolítico, localizado na colina que se sobrepõe à Gruta. Estão também identificadas gravuras rupestres de cariz esquemático relacionadas com a “necrópole neolítica” e realizadas sobre os afloramentos exteriores.

A poucas centenas de metros está identificado um “tholos”, uma estrutura megalítica de cariz funerário, eventualmente associada ao “Povoado”, um monumento com características algo diversas das numerosas “antas” típicas na região.

Entrada da Gruta do Escoural – Foto: montemorbase.com

Centro Interpretativo da Gruta do Escoural

Espaço com uma pequena exposição arqueológica de introdução à visita da Gruta do Escoural (com vestígios de arte rupestre paleolítica), tutelado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Localização:

Rua Dr. Magalhães de Lima, 48; 7050-555 Santiago do Escoural

Horário do Centro Interpretativo do Escoural:

Verão: 09h30m-13h00m e 14h30m-18h
Inverno: 09h-13h e 14h-17h00m

Por razões de segurança e conservação, as visitas à Gruta do Escoural estão sujeitas a diversas restrições e condicionantes. A Gruta do Escoural pode ser visitada EXCLUSIVAMENTE mediante MARCAÇÃO PRÉVIA no Centro Interpretativo do Escoural, preferencialmente com uma antecedência igual ou superior a 24 horas. As visitas realizam-se de TERÇA-FEIRA a SÁBADO, exceto aos feriados. As visitas de grupo não podem exceder o número máximo de 10 pessoas. Visita da manhã às 10h30m / Visita da tarde às 14h30m.

Contactos para informações e marcação de visitas:

Centro Interpretativo do Escoural – telefone 266 857 000;
e-mail – grutadoescoural@cultura-alentejo.pt
Direção Regional de Cultura do Alentejo – telefone 266 769 800
e-mail – info@cultura-alentejo.pt

Adaptado de: patrimoniocultural.gov.pt, cm-montemornovo.pt, montemorbase.com