Aldeia de Dornes, umas das 7 Aldeias Maravilha de Portugal

Dornes foi considerada uma das 7 Aldeias Maravilha de Portugal, vencendo na categoria de Aldeia Ribeirinha. Mítica aldeia dos templários, na beira do rio Zêzere está repleta de recantos por descobrir, é uma das mais belas aldeias do país!
Vila de Dornes

O rio Zêzere, afluente da margem direita do rio Tejo está repleto de paisagens deslumbrantes. A vila de Dornes é um exemplo excelente dessa beleza.

História da vila de Dornes

Esta linda aldeia situa-se numa península rodeada pelo Rio Zêzere e pelo lago de Castelo de Bode. Foi Comenda da Ordem de Cristo, D. Manuel I deu-lhe foral em 1513, e foi sede de concelho até 1836.

Do seu património, destacam-se a Igreja de Nossa Senhora do Pranto que, de acordo com a tradição, foi fundada pela rainha Santa Isabel em 1285, e a Torre de Dornes, a misteriosa e primeira torre Pentagonal Templária em Portugal, ex-libris da região, construída pela Ordem dos Templários no início do século XIII.

Destaque ainda para o barco de madeira Abrangel, um barco de 3 tábuas, típico desta zona do rio Zêzere, que tem nesta vila o único estaleiro e mestre que ainda os constrói.

Vila de Dornes

Do século XIX para cá, tem sido um polo de atração turística do concelho de Ferreira do Zêzere. De entre os visitantes ilustres, destaca-se Alfredo Keil. Em 1890, estando hospedado na Estalagem dos Vales, ensaiaria com a então Sociedade Filarmónica Carrilense a primeira orquestração da marcha: “A Portuguesa”. O Carril é então um dos berços do atual hino nacional de Portugal.