
O rio Zêzere, afluente da margem direita do rio Tejo está repleto de paisagens deslumbrantes. A vila de Dornes é um exemplo excelente dessa beleza.
História da vila de Dornes
Esta linda aldeia situa-se numa península rodeada pelo Rio Zêzere e pelo lago de Castelo de Bode. Foi Comenda da Ordem de Cristo, D. Manuel I deu-lhe foral em 1513, e foi sede de concelho até 1836.
Do seu património, destacam-se a Igreja de Nossa Senhora do Pranto que, de acordo com a tradição, foi fundada pela rainha Santa Isabel em 1285, e a Torre de Dornes, a misteriosa e primeira torre Pentagonal Templária em Portugal, ex-libris da região, construída pela Ordem dos Templários no início do século XIII.
Destaque ainda para o barco de madeira Abrangel, um barco de 3 tábuas, típico desta zona do rio Zêzere, que tem nesta vila o único estaleiro e mestre que ainda os constrói.

Do século XIX para cá, tem sido um polo de atração turística do concelho de Ferreira do Zêzere. De entre os visitantes ilustres, destaca-se Alfredo Keil. Em 1890, estando hospedado na Estalagem dos Vales, ensaiaria com a então Sociedade Filarmónica Carrilense a primeira orquestração da marcha: “A Portuguesa”. O Carril é então um dos berços do atual hino nacional de Portugal.