Cabo Espichel

O Cabo Espichel é um promontório localizado em Portugal, a oeste da vila de Sesimbra. É delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico e a norte pela estrada nacional 379 e Ribeira dos Caixeiros. Marca a extremidade sudoeste da península de Setúbal. No cabo vislumbra-se, vertiginosa e abissal, a Baía dos Lagosteiros. É um local de uma beleza extraordinária e onde se pode ver muita coisa, desde o Santuário do Cabo, à Igreja de Nossa Senhora do Cabo Espichel, ao Farol do Cabo Espichel, a Ermida da Memória, as marcas de dinossauros da Pedra Mua e dos Lagosteiros.
https://www.flickr.com/photos/franciscoantunes/
Santuário do Cabo
A partir do culto de Nossa Senhora do Cabo e da quatrocentista Ermida da Memória, no século XVIII por ordem de D. Pedro II e de D. José, é edificado um santuário que vai perdurar ao culto até à transição do século XIX-XX, quando entra em declínio.
O santuário congrega a Igreja edificada entre 1701-1707 em estilo chão, duas alas de hospedarias construídas após 1715 e ampliadas entre 1745-1760, a casa da água datada de 1770 e abastecida por um aqueduto e a casa da ópera, de finais de oitocentos.
Foi classificado como Imóvel de Interesse Público pelo decreto n.º 37.728 de 5 de Janeiro de 1950 e Zona Especial de Protecção pela portaria de 29 de Novembro de 1963.
Horário:

Verão:
De 2ª a 6ª Feira, das 9h.30 – 13h.30 e das 14h.30 – 17h.30
sábado e domingo, das 9h.30 – 13h.30 e das 14h.30 – 18h.30

Inverno:
De 2ª a 6ª Feira, das 9h.30 – 13h.30 e das 14h.30 – 17h.00
sábado e domingo, das 9h.30 – 13h.30 e das 14h.30 – 18h.00

https://www.flickr.com/photos/mkepto/
mkepto

Igreja de Nossa Senhora do Cabo Espichel
Localizada ao centro do complexo do Santuário que lhe confere o nome, a Igreja de Nossa Senhora do Cabo Espichel destaca-se quer pela sua imponência, quer pelo seu peso histórico e religioso. Mandado edificar em 1701 por iniciativa de D. Pedro II, devoto de Nossa Senhora do Cabo, o edifício de risco sóbrio e “estilo chão” poderá ter sido concebido por João Antunes, célebre arquitecto e decorador régio. A obra já se deveria encontrar concluída em 1707, ano em que foi transferida para o seu interior a imagem de Nossa Senhora do Cabo.

Horário:

Das 9.30 às 17.30 todos os dias.

https://www.flickr.com/photos/fotos_dos_ornelas/

Farol do Cabo Espichel 

Foi um dos mais importantes da costa de Lisboa e foi constuído primeiramente em 1430, mas o atual data de 1790. Numa noite sem nevoeiro a sua luz vê-se até 35m de distância.
https://www.flickr.com/photos/p_valdivieso/
https://www.flickr.com/photos/fotos_dos_ornelas/
Ermida da Memória
De planta quadrangular e paredes pouco elevadas, o templo é coroado por uma invulgar cúpula contracurvada, em forma de bolbo, terminada por um pináculo boleado (mas cuja bola terminal desapareceu nos anos 90 do século passado).
Rodeada por um pequeno miradouro com adro, de que se avista uma extraordinária panorâmica alargada, tem o interior revestido até meia altura por silhares de azulejos setecentistas azuis e brancos, dos inícios da segunda metade do séc. XVIII, representando a descoberta da imagem de Nossa Senhora do Cabo, a construção da própria Ermida, da Igreja e das Hospedarias e os “círios” ou romarias da época.
O templo, de origem medieval, foi construído precisamente no local onde, segundo reza a tradição, terá sido achada a imagem de Nossa Senhora.

https://www.flickr.com/photos/nunoluis/
https://www.flickr.com/photos/pedronveloso/

Pegadas de dinossauros da Pedra Mua e dos Lagosteiros
 

Nas íngremes escarpas deste cabo existem vários vestígios de pegas de dinossauros. A escarpa ( Pedra Mua ) a sul da praia dos Lagosteiros, revela pistas de pegadas de Dinossauros que ali passaram à cerca de 145 milhões de anos, final do período Jurássico. Conhecem-se 38 pistas de Saurópodes (dinossauros herbívoros) e 2 de Terópodes ( dinossauros carnívoros). Pode observar a Pedra da Mua do outro lado da praia e ver as pegadas dos dinossauros, mas também a bonita vista que este local nos oferece.
https://www.flickr.com/photos/jfrenaud/
https://www.flickr.com/photos/p_valdivieso/